AMBIENTE

REUNIÃO TRATA DE PROBLEMAS AMBIENTAIS E DE LIMPEZA NA PERIFERIA


Na quinta-feira, dia 6, foi realizada na sede da Subprefeitura da Freguesia/Brasilândia (Avenida João Marcelino Branco, 95, próximo ao cemitério da Cachoeirinha), uma reunião promovida pelo Conselho Regional do Meio Ambiente (Cades) local, para tratar dos problemas ambientais e de limpeza nos bairros da periferia.
Em entrevista ao programa Comunidade em Foco da rádio comunitária Cantareira FM, Quintino José Viana, um dos conselheiros do Cades, comentou que “é muito importante a reunião para que a gente cobre os administradores sobre os problemas que estamos tendo aqui na Brasilândia. Estamos com problema de muito lixo na rua, sujeira, não está se fazendo a limpeza direito, nem corte de mato no Parque Linear do Damasceno está, houve mudança de empreiteira do serviço, e até agora nada, o parque está abandonado”.
Em 2011, moradores fizeram mutirão para limpeza de lixo
Em 2011, moradores fizeram mutirão para limpeza de lixo
Ainda segundo Quintino, outros problemas recorrentes são o abandono no Parque da Cantareira, excesso de lixo jogado em áreas de mananciais da serra e o desrespeito da Sabesp ao meio ambiente. “A Sabesp ainda despeja esgoto nos córregos que já foram tratados no Parque Linear do Damasceno”, garantiu.
Lixo na UBS do Jardim Carumbé
Uma das situações recorrentes na periferia noroeste é o acumulo de lixo na UBS Sylmaria, no Jardim Carumbé. No domingo, a reportagem do Site Cantareira passou em frente ao local e constatou que, aparentemente, houve limpeza de boa parte dos entulhos que se acumulavam desde o início do ano. Porém, já havia resíduos recentes, como um guarda-roupa aos pedaços, jogado na calçada lateral da UBS.
No site da Subprefeitura da Freguesia/Brasilândia não consta que a área do Jardim Carumbé tenha recebido recentemente equipes da operação Cata-bagulho.
Vale lembrar que os moradores podem descartar, gratuitamente, entulhos, volumosos e recicláveis nos Ecopontos da cidade. Na região, uma das opções é o Ecoponto Bandeirantes (Rua Itaiquara, 237, na Freguesia do Ó), que funciona diariamente, das 6h às 22h, de segunda a sábado, e das 6h às 18h, aos domingos e feriados. Saiba mais em 0800-7777-156.
Preparativos finais da 4ª Feira da Saúde Sustentável
Também na entrevista à rádio comunitária Cantareira FM, Quintino José Viana comunicou que em 24 de junho, às 14h30, na Paróquia São José Operário (Avenida Hugo Italo Merigo, 1.152, no Jardim Damasceno), haverá a última reunião preparatória da 4ª Feira da Saúde Sustentável, a ser realizada no dia 29 deste mês, das 9h às 15h, no Parque Linear do Canivete, no Jardim Damasceno. Pessoas e grupos interessados em apresentar trabalhos ou ser voluntários na feira precisam comparecer a essa reunião.

CPI sobre uso do solo na Cantareira é instalada. Mídia não da uma nota.


 Represa Mairiporã- SP
Os vereadores instalaram nesta quinta-feira a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará o uso e a ocupação do solo na Serra da Cantareira. O colegiado será presidido por Paulo Frange (PDT), autor do requerimento que propôs a CPI. Fazem parte ainda da comissão os vereadores Gilberto Natalini (PV), Aurélio Nomura (PSDB), Marco Aurélio Cunha (PSD), Noemi Nonato (PSB) e Juscelino Gadelha (PSB).

Baseada em uma investigação do Ministério Público Estadual que apurou um considerável avanço do desmatamento na Serra entre 2000 e 2007, a CPI também irá apurar o impacto das obras do trecho norte do Rodoanel, com início previsto para este ano.

As outras duas CPIs aprovadas neste ano foram instaladas na última terça. Elas irão apurar o processo de tombamento do Cine Belas Artes e os incêndios em favelas da cidade.

(12/04/2012 – 18h)

Fonte: www.camara.sp.gov.br