quinta-feira, 1 de agosto de 2013

ESGOTO A CÉU ABERTO: PROBLEMA CRÔNICO NA ZONA NORTE

Caminhando pela região da zona norte na capital paulista, sente-se no ar o mau cheiro exalado dos córregos que vivem real estado putrefato, 100% poluídos. Quando em dias de forte sol então, o cheiro fica insuportável...E a SABESP, vergonhosamente e despercebidamente continua por décadas despejando esgoto sem tratar nos doces e caudalosos leitos de águas, outrora limpos... Por ora, abordo os dois córregos do Jardim Pery: Guaraú e Arboreto
No Jardim Pery, onde nasci, cresci e vivo assisti a transformação das águas limpas dos córregos serem poluídas com o despejo de lixo e esgoto, sem nenhum ressentimento....

Uma vergonha!! reclamou-me certo dia o antigo morador da vila Continental Sr. Martins.Ele me contou que pescava no córrego Guaraú e levava peixe pra mistura. 

Segundo instituições de meio ambiente do estado e prefeitura, existem estudos para se cuidar melhor dos nossos recursos naturais e a super proteção das bacias hidrográficas na região, mas até hoje esta preocupação é quase nula, é só falácia e politicagem. Com a fraca atuação destas instituições, além de perdermos a riqueza que era termos leitos de água limpas onde podíamos nadar e até pescar e coletar água pra beber, hoje sáo verdadeiros receptáculos de detritos, e ainda tem as enchentes que são constantes quando chove. Os projetos, de canalização e a implantação de reservatórios de amortecimentos das cheias, os chamados piscinões ainda estão nos sonhos da população... Se bem que canalizar córrego deveria ser proibido.

Se o povo tivesse que dar o 1º grito pedindo sustentabilidade teria de gritar: SANEAMENTO BÁSICOOOOOOO!

A sujeira humana vertida nos córregos e rios é fruto dessa cultura consumista atual. A falta de consciência ambiental de parte da população segue junta e misturada a irresponsabilidade dos setores de preservação ambiental que ainda torce o nariz pro mau cheiro das águas poluídas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja também um agente vigilante da Serra da Cantareira.DENUNCIE MAUS TRATOS CONTRA A NATUREZA