sábado, 20 de julho de 2013

Corretores vendem terrenos na Serra da Cantareira, em SP, e ensinam compradores a desmatar

Não é de hoje que na Serra da cantareira conflitos de interesses envolvendo, hoje, terras privadas ou áreas de APP´s, ocorrem desde a partilha do solo brasileiro ainda nas capitanias hereditárias.
 Desde lá pra cá, a cerca divide a terra no Brasil é sazonal. A ditadura é fundiária.

No Brasil falta a reforma agrária. E em São Paulo, começando pela CANTAREIRA...

Assim, nessa vertente, vasculhando detalhes dos desmatamentos nesta serra, achei esta notícia numa reportagem feita já a algum tempo, e milagrosamente pela rede globo, que mesmo sendo desta emissora, e a matéria ser parcial na edição, isentando governo paulista da responsabilidade direta na questão, como da sua não observação e da sua não fiscalização....

Deus salve a Cantareira, mesmo que já não mais inteira. ( R. Dias)

SÃO PAULO - A Serra da Cantareira, localizada no norte da Grande São Paulo e tida como a maior floresta em área urbana do mundo, está desaparecendo aos poucos, em pequenos focos que o satélite não consegue enxergar. Segundo um estudo da ONG SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a devastação ao redor do parque foi de cerca de 52 hectares, um volume 14 vezes maior do que no período de 2005 a 2008. Parte da devastação é atribuída à construção de condomínios e à instalação grandes de buffets em sítios. A TV Globo constatou que os corretores imobliários que vendem esses terrenos ensinam os compradores a desmatar. (Jornal da Globo: Veja o flagrante constatado pela equipe da TV Globo)




















Um produtor da emissora fingiu interesse em um terreno para montar um buffet em Mairiporã, município da Grande São Paulo. Por lei, só se pode mexer no lote depois da avaliação oficial sobre o que pode ou não ser derrubado, mas a corretora de imóveis diz que existe um outro jeito.
Produtor: "Pode tirar essas árvores todas?"
Corretora: "Não, isso aqui você tem que tirar, quem comprar, você já contrata uma pessoa, a gente mesmo indica e tira, porque se você for esperar a aprovação, não tira nunca aqui.Tem um senhor que a gente contrata ele, ele vem vai tirando um pouco por dia um pouquinho".
Produtor: "Sem perceber, né?".
Corretora: "É, sem perceber. Um pouco por dia aqui, um pouco por semana".
Produtor: "Para não chamar a atenção?".
Corretora: "É, não pode, porque vai pagar multa mesmo. Aqui é manancial, sabe?".
A consequência é o que os ambientalistas chamam de 'efeito formiga', quando a mata vai desaparecendo aos poucos.
- O levantamento que é realizado hoje pela SOS Mata Atlântica, pelo Inpe identificam áreas acima de três hectares e geralmente para esse tipo de ocupação a supressão da floresta é de um, 1,5 de hectare - afirma a diretora da ONG SOS Mata Atlântica, Márcia Hirota.
- Quando o poder publico chega, o desmatamento já aconteceu, a floresta já foi suprimida e não tem mais o que fazer - explica Márcia.
Na região, há uma outra preocupação; a retirada da mata pode comprometer as nascentes que ajudam a encher a maior represa de São Paulo. Arautos do Evangelho
Um outro ponto da serra, em Caieiras, é motivo de disputa judicial. O conjunto de prédios é ocupado pelos Arautos do Evangelho, grupo ligado à igreja Católica. Quatro anos atrás, a área era coberta de mata nativa e ficou destruída, depois da derrubada de mais de 13 mil metros quadrados de floresta. Segundo o Ministério Público, foi desmatamento ilegal em topo de morro, área de preservação permanente.
- Não é possível à construção de qualquer imóvel que não seja de utilidade pública ou interesse social nessas áreas de preservação permanente - afirma a promotora de justiça, Cristina Freitas.
Agora, uma liminar impede a continuação das obras, que só começaram graças a licenças estaduais e municipais.
- O que se pede realmente é o reconhecimento da ilegalidade das licenças, com a sua consequente anulação, e a partir dai a demolição do templo, com a recuperação da vegetação ao seu estado anterior - explica a promotora de justiça, Ana Paola Ambra.
Os Arautos do Evangelho não se manifestaram. A propriedade deles é uma entre centenas no meio da Mata Atlântica, a floresta que cobria todo o litoral brasileiro, antes de começar a ser vista como um estorvo.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/corretores-vendem-terrenos-na-serra-da-cantareira-em-sp-ensinam-compradores-desmatar-3194846#ixzz2Zcq16L4z 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja também um agente vigilante da Serra da Cantareira.DENUNCIE MAUS TRATOS CONTRA A NATUREZA

Arquivo do blog