sábado, 20 de julho de 2013

Evento marca inicio das obras do trecho norte do Rodoanel de São Paulo

12 março de 2013 às 5:02 pm
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O governador Geral Alckmin no canteiro de obras do trecho Norte do Rodoanel. Foto: Julien Pereira/Fotoarena/Folhapress
Com prazo previsto para terminar em 36 meses, a obra do trecho norte do Rodoanel de São Paulo foi iniciada hoje. A rodovia terá 44 quilômetros e deve tirar 17 mil caminhões por dia das marginais dos rios Tietê e Pinheiros.
O custo do projeto chega a R$ 5,6 bilhões, montante que será bancado pelo governo do Estado, governo federal com verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), realizou evento no Arujá (SP), uma das cidades por onde a rodovia vai passar, para marcar o início da obra, que é uma das principais bandeiras do governo de São Paulo e a maior intervenção rodoviária do país.
No palanque, estiveram vereadores e prefeitos da região, além de deputados estaduais e federais da bancada tucana. “Do total da obra, R$ 1 bilhão será para desapropriação e [construção de] conjuntos habitacionais para receber as famílias que moravam por onde a rodovia vai passar”, disse Alckmin.
De acordo com a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), empresa do Estado responsável pela obra, 3,8 mil famílias serão desapropriadas. A construção do trecho é polêmica e foi questionada judicialmente por atravessar área da Serra da Cantareira.
“Faremos sete túneis para interferir menos possível nas áreas de preservação e vamos plantar 1,6 milhão de árvores para mitigar os impactos ambientais”, minimizou o secretário de Transportes e Logística, Saulo Abreu Filho.
Ao fim da construção, o trecho norte deve ser concedido para a iniciativa privada e receber pedágios, como ocorreu com os demais trechos. A parceria entre o governo paulista e o governo federal, que pretende construir na mesma região o trecho norte do Ferroanel, ainda não foi fechada.
Na semana passada, o secretário de Transportes e Logística de São Paulo e o presidente da Dersa, Laurence Casagrande, se reuniram em Brasília com os ministros dos Transportes, Paulo Passos, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes para discutir a questão. “Esperávamos resolver isso semana passada. Depende deles”, disse Abreu Filho.
Ele afirmou, no entanto, que já recebeu da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) documento que prevê traçado do Ferroanel norte em paralelo com o Rodoanel norte. A intenção do governo paulista é realizar a terraplenagem da faixa contínua do Rodoanel para facilitar a obra do Ferroanel, que está prevista para começar em agosto.
Dessa forma, as duas obras poderiam andar em paralelo na região da Serra da Cantareira. O processo também adiantaria parte das desapropriações e das licenças ambientais e traria economia de R$ 1 bilhão para o projeto do Ferroanel, que deve ser concedido para a iniciativa privada em julho.
Fonte: Valor Econômico, Por Guilherme Soares Dias

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