sábado, 20 de julho de 2013

Entrevista com o Gestor Tercio Torres sobre a importância dos espaços culturais na Zona Norte

 15 de julho de 2013 às 12:51

Texto da entrevista feita com Tercio Torres, gravado no jardim do ex clube de tiro atual espaço ''Polo Eco Cultural'' a ser inaugurado em setembro 2013, na Av. Santa Inês- Horto Florestal, em junho de 2013...


Estamos aqui nessa área que faz parte do Peal, onde funcionou por 71 anos o Clube Paulistano de Tiro e, que agora o Instituto Florestal recupera para a criação do Polo Cultural.

PeryNews_ Gostaria que você se apresentasse:

Tercio_ Meu nome é Tercio Torres, sou Gestor Ambiental, trabalhei na Associação Amigos do Horto, sou morador antigo da Vila Albertina. Hoje em Atibaia  trabalho na Secretaria de meio ambiente e urbanismo como fiscal de solo e áreas públicas.

PeryNews_ Você como conhecedor dessa região, seus problemas ambientais, sociais e da falta de espaços públicos ao uso público. Como vê esse ressarcimento do terreno do Ex clube de tiro?

Tercio_ Este polo Cultural, pra mim, marca o inicio de transição de uma cultura de competição para uma cultura de educação...

PeryNews_ Na sua visão, qual o melhor uso deste espaço?

Tercio_ O plano de gestão para o Polo Cultural é o processo de intervenção para administrar as diversas funções do parque. É um instrumento da administração pública, que prevê a organização dos seguimentos sociais para o bom funcionamento da cidade, para o bom funcionamento do parque. De modo a conciliar harmonicamente os seus usos científicos, educativos e recreativos. Como a preservação integral e perene do patrimônio natural. Esta intervenção urbanística visa recuperar para os cidadãos a consciência do sítio natural em qual vivemos, a consciência da importância das áreas verdes na cidade, e dos parques na cidade.

PeryNews_ Qual é a importância dos espaços sociais servirem as comunidade e qual é a expectativa  nesse momento da população daqui do entorno do Horto Florestal?

Tercio_ A grande importância desse momento de transição para a criação do Polo Cultural, no sentido do Instituto Florestal oferecer para a sociedade esse equipamento com oficinas de cultura, de educação e oficinas científicas também, é o momento de conscientização para os cidadãos sobre a importância das pessoas se apropriarem do espaço público. A grande importância dessa oferta de serviços culturais através dessa área pública, que, foi utilizada por 71 anos por um clube que incentiva atividades de tiro. E agora, isso é muito importante: a Secretaria do Meio Ambiente recuperar essa área e oferecer para a sociedade com essas atividades, tão importantes para a cultura, para a formação, para a informação, para Edu comunicação, para os cidadãos desse bairro e de todos os bairros que querem aproveitar todos os espaços de todos os parques da cidade.Fachada original do Prédio - Salão Social do CPT- Clube Paulistano de Tiro
Fachada original do Prédio - Salão Social do CPT- Clube Paulistano de Tiro

PeryNews_ Na sua opinião, o que o novo espaço Polo Eco Cultural pode trazer de benefícios práticos á região e quais os serviços devem ser oferecidos para sua população?

Tercio_ A implantação do Polo Cultural pode abrir caminhos para essa oferta de serviços culturais, recreativos e de lazer, a exemplo de outras instituições que aqui no Brasil oferecem.
Por exemplo, o SESC que tem um trabalho primordial no setor de recreação, esportes, lazer e cultura... Então aqui, pode ser sim um grande inicio para esse modelo de oferta de equipamento de cultura para a sociedade. Este espaço aqui é muito propício pra se desenvolver uma cultura ecológica, uma cultura mais humanitária.
Esta área faz parte do PEAL, sempre fez parte, e ela esta ao lado (vizinha) do Arboreto Vila Amália, onde já há uns 15 anos foi construída a ciclovia pra ser utilizada para o público. Acho que a grande importância agora é aproveitar esse momento para uma integração desta área: ex - clube de tiro com o Arboreto e Peal. Realmente uma integração para uma oferta de serviços eco - culturais.
Tomara que isso tenha um desenvolvimento para a estrutura de oferta de serviços educacionais, culturais, recreativos, científicos, porque a área merece esta restauração...

PeryNews_ E você, como cidadão paulistano, conhecedor das politicas sociais e ambientais na capital e estado, sabedor das pendências e das desassistências ao grande público dos serviços de cultura na periferia, como vê a retomada de uma área pública ser devolvida ao seu real dono, o povo?

Tercio_ Penso que é uma justiça restaurativa, uma ação de reintegração e, agora com o envolvimento da comunidade para a reparação do dano social e que possa também este projeto abrir as portas para o terceiro setor, no sentido de apoiar o Instituto Florestal a desenvolver essas oficinas culturais, e que assim possa ter muitas coisas acontecendo por aqui.

PeryNews_ Grandes parcerias entre estado e terceiro setor tem surtido bons trabalhos em bairros cujas comunidades são desassistidas de espaços e metodologia de cultura. Você acha importante estas parcerias e acha que poderiam trazer estes serviços pra região?

Tercio_ Como citei até uma parceria futuramente com o Sesc quem sabe as forças se unam agora, mas no sentido de cooperação, não aquela força de competição, mas uma força de cooperação, pra que a sociedade dos bairros do entorno do Horto Florestal, como por exemplo Jardim Pery, Pedra Branca, Cachoerinha, tenham essa área como uso público, e que isso traga o incentivo a educação, á formação e a informação das pessoas, principalmente dos jovens e das crianças que moram aqui no bairro e que precisam se apropriar desse local pra que eles tenham a recuperação da consciência do sítio natural, o sitio ecológico em que vivemos, porque os parques fazem parte do sítio da cidade....a cidade cresceu dentro desse sítio natural, se formou através do sítio natural, então o que precisamos é recuperar essa consciência do espaço e da importância das áreas verdes e dos parques da cidade...

Entrevistado por:
Robinson Dias
Fotografias: Tercio Torres/Flávio Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja também um agente vigilante da Serra da Cantareira.DENUNCIE MAUS TRATOS CONTRA A NATUREZA

Arquivo do blog