domingo, 21 de julho de 2013

Castelo, que era 'igreja', pode virar resort em Ubatuba

(SP) Ubatuba | Castelo que era igreja pode virar resort

Quote:


Integrantes do grupo católico Arautos do Evangelho venderam imóvel a americanos




Um castelo em estilo medieval construído em uma das praias mais isoladas de Ubatuba, no litoral norte paulista, tem aguçado a imaginação de pescadores e despertado a ira de ambientalistas. Com quase 9 mil m² de área construída, a propriedade fica ao lado da paradisíaca Praia do Pulso, cercada por Mata Atlântica e mar azul.

Mas, para erguer o empreendimento, o grupo católico Arautos do Evangelho não precisou de licença ambiental: o palácio foi classificado como “igreja”, o que livrou os responsáveis pela obra de pedir qualquer autorização à Companhia Ambiental do Estado (Cetesb).

Indignados, moradores da região moveram uma ação civil pública que pedia ao Ministério Público Estadual a demolição do imóvel. Mas o castelo, que estava misteriosamente fechado havia quase um ano, acabou vendido para um grupo do mercado imobiliário americano.

Com mais de cem cômodos e torres com guaritas, o lugar está em obras. Ninguém sabe dizer ao certo o que será feito ali.



O que agora pode até virar um resort ecológico com 20 bangalôs, segundo uma das versões apresentadas por funcionários da obra, nasceu das brechas que existem atualmente na legislação ambiental. Para a construção de igrejas e escolas públicas, não existe a necessidade de autorização prévia de órgãos ambientais do Estado.

Reconhecidos como ordem religiosa pelo Vaticano, os Arautos do Evangelho só tiveram de pedir uma autorização para construção de um templo ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat), em 2004. O grupo assinou um termo de responsabilidade com o órgão, assumindo o compromisso de manter intacta a área verde nativa. A Secretaria de Meio Ambiente e a Cetesb não precisaram ser consultadas.

E assim nasceu o castelo, como igreja, apesar de seus enormes portões com 8 metros de altura nunca terem sido abertos a ninguém que não fosse integrante dos Arautos do Evangelho, uma dissidência ultraconservadora da ala Tradição, Família e Propriedade (TFP) da Igreja Católica. Os padres venderam há dois anos o imóvel para os americanos da Sunrise Homes International, um grupo que constrói casas para estudantes em Santa Bárbara, na Califórnia, cuja proposta é fazer um hotel na área já construída.

http://www.estadao.com.br/noticias/c...a,872230,0.htm

No link tem um vídeo com mais imagens, o ínicio e o fim mostra melhor o lugar.

--------------------


Fu lá enquanto estavam construindo, o piso é de mármore, a sala enorme, com uma vista incrível para o mar. O homem que me atendeu falou que somente no andar superior haviam 20 suítes para padres.

Uma localização melhor pelo Google street View:



Mas agora vem perguntas:

Para que são usados essas construções do mais alto luxo para a religião católica?
Há algo por baixo do pano desde o começo para conseguir burlar a lei ambiental?
Existem mais construções como estas espalhadas por outras cidades? - Não houve divulgação nenhuma quando este estava sendo construído, a maioria só ficou sabendo agora com esse escândalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja também um agente vigilante da Serra da Cantareira.DENUNCIE MAUS TRATOS CONTRA A NATUREZA

Arquivo do blog