sábado, 20 de julho de 2013

Bate Papo Cultural: Ulisses do Juventude Ativa Pery Antártica fala de cultura popular na periferia

Ulisses de Oliveira Educador social e de esportes conversou com o coletivo PeryNews, recebida em sua casa no bairro Jardim Antártica na Zona Norte da capital paulista. O objetivo desta conversa é a coleta de depoimentos que servirão á um curta metragem da história do clube paulistano de tiro, Jardim Pery e região do entorno. Por ora, a busca é a de buscar na fala da sua população os anseios dela em in locu....


Ulisses em dia de manifesto pela vida Av. Mariana C. Ronchettii


Time de futebol de Salão Antártica
PeryNews_  Fala seu nome, sua profissão, e qual é a sua atuação junto ás comunidades do Jardim Antártica, Pery e bairros aqui do entorno? 

Ulisses_Ulisses Neto de Oliveira, vendedor autônomo. Sou Presidente do Centro Social Padre Joseph Allan Black e membro do coletivo Juventude Ativa .

PeryNews_  Fale um pouco da origem, aplicação destes trabalho,e  sua trajetória na região. 

Ulisses_ Cheguei em São Paulo no dia 09 de julho de 1979, uma semana depois estávamos todos, minha Mãe, eu e meus oito irmãos na missa, ali na igreja, foi nessa época que começou a minha militância,  no  fim da década de 80.   A Igreja teve um papel importantíssimo na minha formação, participando de grupos de jovens, grupos de teatro, discutindo o papel dos sindicatos, criando o núcleo de formação política, participando de lutas por água, asfalto, creches, ônibus etc... com fim das CEBS ( Comunidades Eclesiais de Bases) que originou os movimentos sócias recentes, comecei a participar desses movimentos de luta por melhorias da região, e estou até hoje.

PeryNews_   No seu ponto vista quais são os espaços e equipamentos culturais e de lazer existentes na região ?

Ulisses_ Espaço de cultura, as ruas, nossas casas, os becos, as vielas, os quintais de casa (quando tem), equipamento apenas o CCJ; de lazer só o Horto ( que é longe ) as quadras das escolas estão fechadas, ou mal utilizadas.

PeryNews_   Nas suas palavras, o que estes espaços públicos de lazer e cultura tem trazido em benefícios práticos para a população da zona norte e, principalmente aqui na região do Pery e Antartica?

Ulisses_ Sinceramente? Muito pouco, quase nada, tenho a esperança que nessa nova gestão mude, porque até então tínhamos um grupo com uma visão totalmente equivocada e elitista daquele espaço, participei das discussões da concepção daquele espaço, infelizmente fui minoria, mas pensávamos em um espaço diferente.

PeryNews_    Você acha que a violência regional teria índices mais baixos se o estado cumprisse sua parte atendendo a demanda com mais espaços físicos sociais para fomento de cultura e lazer, com teatro, biblioteca, quadras poliesportivas, e com mais atividades laborterápicas e de ensino nesses bairros como no Pery/ Antártica?

Ulisses_ Concordo plenamente, é isso. O Jovem está ocioso, sem perspectiva, sem sonho, cara um jovem sem sonho é um perigo! A violência é fruto inclusive da nossa inércia, da nossa incapacidade de ação, de criação, de apoio do poder público, de falta de políticas públicas para a juventude; quando falo nossa, estou falando isso mesmo, da minha da sua de todos; da falta de capacidade de indgnação que tomou conta de nós, do nosso preconceito com o aquilo que o jovem gosta, somos críticos em relação ao FUNK, mas não oferecemos opções, o que lhes restam?

PeryNews_  É fato que, a desigualdade social na periferia eleva os índices de violência. Você considera esta região como campo de extrema violência? Porque , e como reverter este quadro?

Ulisses_ Não acho que é uma região extremamente violenta não, acho que é violenta como muitas são, mas nós temos características diferentes de outras comunidades, a origem, a questão geográfica, o fato de serem sítios no passado foi formando uma comunidade com características de interior, é claro que isso mudou, até hj aqui no Antártica mesmo temos ruas que moram um monte pernambucanos, na sua maioria parentes, outra rua, paraibanos....

PeryNews_  Ouço muito dizer que na zona norte até há espaços culturais, mas que são considerados pela sua população como ‘’elitistas’’ e há os que digam que se até se intimidam á entrar nestes espaços ou por vergonha, ou porque não os veem como feitos para o uso de moradores da periferia. Qual a sua posição em relação á este pensamento e das dificuldades de acesso dessa população ao uso e apropriação dos equipamentos públicos na região?

Ulisses_ Quando discutimos a criação do CCJ, sugeri que além daquele espaço era necessário pequenos espaços nos bairros, para fomentar grupos de teatros, bandas musicais, cineclubes, etc. a partir desses equipamentos fomentava o CCJ, que por sua vez recebia esses grupos para troca de experiência e para eventos maiores. A galera não tem grana para o busão, não tem a vivencia cultural aqui, como vai se sentir estimulados para se deslocar para o CCJ?
Juventude Atiça em ação 

PeryNews_  Há quem diga que não há interesse por cultura na periferia, o que pensa a respeito?

Ulisses_ Bobagem isso. A periferia produz cultura todo instante, pena que a mídia “rouba” e devolve deturpada e cara para nós, o que precisa é de apoio, espaços, instrumentos etc. onde as pessoas se juntaram e foram a luta deu resultado, haja visto o fenômeno dos saraus na periferia de são Paulo que está revolucionando a vida cultural da nossa cidade.

PeryNews_  Como isso poderia ser resolvido: tem alguma sugestão?

Ulisses_ Criação de espaços e utilização dos espaços existentes, como escolas por exemplo, fomentando as iniciativas existentes em maior proporção, criando festivais de teatro e bandas nas escolas, disponibilizando a programação do CCJ nas escolas, criando um roteiro cultural na região com transporte gratuito pelo menos nos fins de semana.

PeryNews_   Você considera que o grande público percebe a falta de espaços físicos de lazer e cultura aqui na nossa região
Ulisses_Sim, percebe e reclama isso, talvez não de maneira ordenada.

PeryNews_  Fale sobre os projetos para 2013

Ulisses_ Um desafio antigo, mobilizar as pessoas que abdica das colorações partidárias e do interesse pessoal em prol de discutir, de pensar, de planejar uma região melhor.


perguntas elaboradas por R. Dias e respondidas via e-mail por Ulisses de Oliveira
fotografias: Luisa Scioli & Flávio Galvão
Bate Papo Cultural na Periferia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja também um agente vigilante da Serra da Cantareira.DENUNCIE MAUS TRATOS CONTRA A NATUREZA

Arquivo do blog