quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Por Marcelo Rovira

 Fico indignado ao ver o córrego Guaraú destruído desta forma, pelo descaso da SABESP e sua horripilante administração. Quando passo pelo local nas visitas que faço a minha família, me vem a memória os dias felizes que vivi desfrutando deste hoje “córrego”…..pois a uns 30 anos atrás eu me banhava em suas águas límpidas…sim, é verdade, eu sempre me lembro quando ia com minha mãe buscar água em uma frondosa bica que existia nos fundos de onde é hoje um condomínio de prédios horrorosos entre o Peri e a Pedra Branca, construído onde existia uma das mais belas matas da região.                      





O Guaraú corria limpo, com muito verde em suas margens, e era possível sim entrar nele e desfrutar do frescor de suas águas……nessa época a SABESP sequer pensava em levar a água encanada ao jardim peri velho, alto e outros, mas pasmem!!!!!! creio que seria melhor que não tivesse levado jamais !!!!! 


 A falta de organização estrutural, a falta de um plano diretor para suprir esses bairros e acompanhar a demanda do crescimento sequer foi pensado! E eu e todos moradores antigos tivemos que crescer vendo o Guaraú ser violentado, morto, destruído, assim como todo o verde que em sua volta florescia. As belas matas foram destruídas, o Guaraú virou esgoto a céu aberto, tal qual um cadáver putrefo deixado ao léu. O pior de tudo é que desde criança, desde meus 10 anos de idade, sempre ouvi de meu pai e de todos os outros mais velhos da época, que no local onde o Guaraú corria seria feita uma avenida, que traria progresso e ordem ao bairro….. hoje tenho 41 anos….meu pai tem 86 anos…. nesse tempo todo vimos famílias sendo destruídas, desapropriadas de suas casas legitimas….prefeitos indo e vindo no cargo, todos com promessas mentirosas e nunca nada foi construído, nada de avenida, nada de canalização do que restou do pobre Guaraú, nada….absolutamente nada foi feito de concreto.

Vimos somente as favelas deixarem de ser de madeira, para se formarem de tijolos, vi centenas de pessoas sendo transferidas de outros bairro para Cohabs no pobre Peri, sem infra estrutura para absorver tanta gente, e com isso vi a violência crescer, as ruas se estreitarem, as casas se transformarem em palafitas horríveis, e vi toda a sujeira dessa desordem ser lançada no….pobre Guaraú, vi o Jardim Peri belo ser deformado e destruído , tudo em nome do Vírus chamado progresso. hoje em dia o local é irreconhecível para quem viveu ali a 35 anos atrás. E não foi para melhor, pois tudo está destruído, tendo apenas alguns poucos remanescentes lutadores que buscam trazer alento para os que ainda amam o que sobrou do bairro.

 Eu não resisti a estas doloridas mudanças, tive que ir embora, pois perdi meu verde, perdi meu rio, perdi meus campos de futebol, perdi o barulho das matas ao vento forte, e quase perdi minha vida diante da violência… Assim, reverencio todos que lutam pela sua revitalização, e dizer que torço muito, mas muito mesmo, que consigam 1% do que desejam para o bairro, pois com certeza, é milhares de vezes mais do que o governo do Estado e sua ridícula SABESP cederam ao Jardim Peri nos últimos 35 anos… um grande abraço a todos do meu Saudoso Bairro. Marcelo Rovira Ex morador da rua Leticia Cini, n° 11 – Jd. Peri

enviado á REDAÇÃO DO PERYNEWS Says: Domingo, 23 de Agosto de 2009 at 10:42

Texto enviado por Marcelo Rovira
Fotografia. Eitor Bastos & Robinson Dias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja também um agente vigilante da Serra da Cantareira.DENUNCIE MAUS TRATOS CONTRA A NATUREZA