sexta-feira, 27 de julho de 2012

O fim está próximo para a “Maior Floresta Urbana do Mundo”

SP NORTE


Não é de hoje que os meios de comunicação de massas imprimem, com ênfase, em suas manchetes, a devastação de nossas matas, a invasão de nossas reservas, a destruição de nossa fauna, a poluição de nossos rios, as invasões desenfreadas em áreas de mananciais e de preservação ambiental. Tudo, literalmente, embaixo do nariz de quem deveria impedir tais crimes: Ministério e Secretarias Estadual e Municipal do Verde e Meio Ambiente.


A expansão da cidade também um meio de expulsar a natureza
Esta semana, mais precisamente dia 09 de junho, o jornal vespertino SPTV da Rede Globo, abriu com (mais uma vez) a manchete: 'Cantareira sofre com o desmatamento' e, ao longo do noticiário, mostrou, do alto e in loco, os mais de 13 mil m² a menos, somente no topo do morro, de área de proteção permanente, além do constante avanço da Cidade sobre a Serra da Cantareira que, nos três últimos anos, perdeu mais de 52 hectares de mata.


Como já noticiado pelo SP Norte (edição 362), o Brasil tem 17 Leis sancionadas em defesa do meio ambiente, sendo que, só esta semana, a Prefeitura sancionou mais uma, a das Mudanças Climáticas, e lançou a Campanha Permanente de Arborização. 
Serra da Cantareira- SP
Com isso fica claro que Leis existem e, ao que parece, faltam apenas serem cumpridas - r-i-g-o-r-o-s-a-m-e-n-t-e, independentmente de quem seja o infrator ou o apadrinhado, porque irregularidades e crimes não devem, efetivamente, ter valor de compra e venda. E ainda tem outro crime: o incêndio causado pela queda dos balões...


Falando exclusivamente da Serra da Cantareira, vale lembrar que além de sofrer com o desmatamento, ela virou verdadeiro lixão a céu aberto, local de despejo de lixo sólido e líquido, de materiais tóxicos e de entulho, os quais colocam em risco a vida dos animais que vão "vasculhar" e alimentar-se desses detritos.


A gritante agravante (como se tudo isso não o fosse, também) é que essas invasões - compradas ou não - atingem diretamente a Represa da Cantareira, que abastece, praticamente, metade da população da Grande São Paulo, colocando em risco a nossa sobrevivência, já que compromete a qualidade e a quantidade dessa água. 


Se, como responderam ao SPTV, os Governos dos Municípios responsáveis por zelarem pela Serra só o fazem quando recebem denúncia, e essa ação nenhum efeito tem surtido, é hora - urgente/urgentíssima - de mudarem de atuação, e já passou da hora de todos colocarem um basta nesses crimes, sem bravatas ou discursos inflados, somente com a força da Lei. 

Senão... A Serra da Cantareira será, em um futuro breve, apenas uma lembrança de que um dia foi a Maior Floresta Urbana do Mundo!


Fonte: SP Norte
sp.norte@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja também um agente vigilante da Serra da Cantareira.DENUNCIE MAUS TRATOS CONTRA A NATUREZA

Arquivo do blog