quarta-feira, 25 de julho de 2012

ASSIM NASSIF TRATA O CERRA:: Ditador

COMO O NOSSO PUTIN

“O que Serra pretende é calar qualquer voz crítica em relação a ele”, ressalta Nassif.

Conversa Afiada republica posts do Blog do Nassif, que tratam Cerra como ele é na vida real: como o nosso Putin:

A TENTATIVA DE SERRA DE INTIMIDAR SEUS CRÍTICOS


Autor:  Luis Nassif

Que José Serra é a mais perfeita vocação de ditador que a política brasileira moderna conheceu, ninguém duvida. Ninguém escapa dos seus arreganhos totalitários.

Meu blog foi reconhecido pela Burson-Marsteller como um dos quatro blogs jornalísticos mais influentes do Twitter – o único independente. Tenho história no jornalismo econômico, premiações e reconhecimento público.

A CEF anuncia no meu blog, assim como em outros blogs, inclusive críticos sistemáticos do governo.

Seu ataque à publicidade de estatais visa exclusivamente intimidar diretores de comunicação dos anunciantes.

Sobre meu blog, o dados estão disponíveis aqui mesmo.

Dos últimos 300 posts, 8 apenas foram sobre o mensalão, todos decorrência da decisão recente do TCU (Tribunal de Contas da União) de considerar regulares as contas do BB no período Pizolatto,

Cinco deles, reprodução de matérias de jornais. Duas deles, de leitores analisando o papel dos ministros do TCU.

Outros dois, minimizando o relatório do TCU: um, a nota do próprio TCU, outra, matéria do Globo informando que o Procurador Geral da República não se deixaria influenciar pela decisão do TCU.

Em relação às eleições, 11 posts, dentre os últimos 300:

Desses, 6 de jornalões e portais; um de site de esquerda; dois do blog, sobre a tropa de choque de Serra e sobre a foto ridícula dele no skate.

Dentre os 11, um do Globo com Serra acusando os blogs.

O que Serra pretende é calar qualquer voz crítica em relação a ele, como usualmente faz com jornalistas da própria velha mídia.



Conversa Afiada reproduz, agora, os posts de Nassif da Série “Sobre o Serra”:

SOBRE SERRA – 1

Por JB Costa

Serra e um político mesquinho e covarde. Por que não vem à público debater? Não pede espaço onde se acha atacado para colocar seus pontos de vista? Ora, eu mesmo respondo: porque não os tem; porque resmungos, frases de efeitos e, principalmente, auto-referências não são argumentos nem idéias.

Serra é um fiasco. Pode ascender os maiores postos dessa nação e até mesmo o papado, se isso fosse possível, mas não passará de um ressentido, medíocre e resmungão. É um daqueles personagens que popularmente costuma de definir como “nascido de bunda para a Lua”. Chegou aonde chegou menos por força de seu talento, trabalho ou qualquer outro valor intrínsico e, sim, por sempre encontrar terrenos aplainados. Até a fase mais aguda ou supostamente heróica na qual foi para o exílio, hoje à luz de análise mais rigorosa não pareceu tanto.

Como estou na fase de reposicionamentos faço hoje mais um: nunca escondi minha ojeriza para esse senhor, tanto pessoal como política; sempre o tive como um medíocre metido à besta. Entretanto, em várias ocasiões, algumas aqui neste blog, resguardava seu caráter democrático, ou seja, não via na sua nefasta figura pendores totalitários. Hoje me penitencio por esse equívoco. Serra tem, sim, postura e índole de ditador. Democracia na sua bôca soa como vitupério. Cínica e hipócrita é o arrazoado que consubstancia esse Ação a desfavor de dois jornalistas tradicionais e reconhecidamente competentes deste Brasil. O que está por trás dela é o mais puro instinto de perseguição de quem não tolera ser questionado.

Ai de nós, ai de nós, repito, se essa lástima tivesse sido eleito presidente da República.

SOBRE SERRA – 2


Por Rodrigo Lucheta

A miopia de Serra decorre de sua unidimensionalidade intelectual: ele vê tudo em termos de poderes centrais, verticais… Bem ao seu modo de governar… Serra não consegue ver movimentos espontâneos, acha que todo crítico é petista, teleguiado… As categorias mentais do sujeito (e as consequentes análises de conjuntura e decisões políticas) estão comprometidas por uma concepção de poder autoritária, arrogante, caduca.

SOBRE SERRA – 3

Por Antonio Carlos Silva – RJ

Zé  Chirico querendo censurar o Programa da Marcia Peltier .

SOBRE SERRA – 4


Por Cafezá

É mais do que uma perfeita vocação de ditador. Ele a exerce concretamente. No PSDB, por exemplo, ele manda e desmanda do mesmo modo que Hitler fazia com o Partido Nazista. Nas eleições de 2010, Aécio Neves foi barrado por jserra, que desejava e exigiu que fosse ele o candidato, embora a maior parte do partido desejasse o mineiro.

É tão poderoso dentro do partido que não se sabe ao certo a extensão desse poder. O partido come na mão dele, talvez por medo ou afinidade com seus objetivos.

Quando ele foi atingido por uma simples bolinha de papel, mentiu descaradamente e correu para o hospital afirmando que tinha uma lesão provocada por um objeto de dois quilos que lhe foi lançado na cabeça por petistas. Esse tipo de mentira explicita um tipo de conduta típica de ditadores, para os quais a verdade é o que o eles afirmam e não o que se vê na realidade.

O desejo do ditador passa a ser o desejo do partido e, quando estão no poder, do próprio país. Felizmente, esse lamentável projeto de ditador está em decadência.

SOBRE SERRA – 5

Por mcn

O provável motivo dessa investida de Serra contra os blogs sujos:

SÁTIRAS COM HQ INCOMODAM SERRA E FUTURO DA INICIATIVA ESTARIA EM XEQUE


José Serra (PSDB) parece não ter assimilado muito bem as inúmeras sátiras feitas a partir da história em quadrinhos lançada por sua campanha.

Numa delas, os balões com as falas de Serra foram alteradas para ironizar o fato e o tucano ter deixado a Prefeitura para concorrer ao governo do estado em 2006.

Por enquanto não há uma decisão definitiva sobre o assunto, mas há no staff de campanha de Serra quem aposte que a HQ poderia amargar um período na geladeira ou até ser abandonada.

SOBRE SERRA – 6

Por LEN
A agressividade do ex-governador de São Paulo se mostrou com mais evidência durante entrevista à noite na Rádio Capital, de propriedade do deputado Roberto Rocha (PSDB). Serra foi extremamente grosso com o repórter Mário Carvalho, da Rádio Mirante AM, de propriedade da família Sarney.

Serra se chateou primeiro com uma pergunta sobre nota das centrais sindicais divulgada no final de semana criticando-o por vir afirmando ser “pai” do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalho) e do Seguro Desemprego. Em resposta, Serra chamou as centrais de “pelegas”.

O tucano deu um verdadeiro “piti” quando questionado por Mário Carvalho sobre como faria para diminuir sua rejeição no Nordeste, segundo aponta vários institutos de pesquisas.

- Onde você viu essa informação? Você está fazendo campanha para Dilma – irritou-se o presidenciável;

- No Ibope e no Datafolha – respondeu o repórter;

- De qual emissora você é? – quis saber o tucano;

- Da Mirante AM – respondeu o jornalista;

- Não é rádio do Sarney? quis saber Serra;

- Eu não sei aonde você viu isso. Vamos fazer uma coisa, você quer fazer propaganda pra Dilma? Eu acho legítimo que sua rádio e você faça campanha para Dilma. Não tenho nada a me opor. Agora não venha falar mentira. Tudo bem, faz a campanha direto (pra Dilma) – completou o tucano já quase aos gritos. Leia mais no blog do Mário Carvalho.

SOBRE SERRA – 7


Por Paulo Gil

Efeito Skate ou a Síndrome dos 30? A elevada  taxa de rejeição a Serra, cada vez maior, é um reflexo do estilo autoritário de fazer política. Inclusive na relação com seus pares de partido. Uma rejeição manifesta não apenas por petistas e simpatizantes, mas crescente na população em geral. Figuras prepotentes são as preferias para o humor, como um instrumento da quebra da hierarquia, do mando. O caricatural como forma de evidenciar a fraqueza, o humano como igual. E, claro, o elemento de catarse frente ao opressor. Serra volta a ser gente enquanto piada, mas a sua prepotência o faz incapaz de rir de si mesmo. Com certeza não vai ser pelo controle que vai calar o riso e as criticas. Nem vai alcançar algum carisma em meio ao povo ou tentando subir no skate. Ambos lhe são estranhos em sua vida como político.

SOBRE SERRA – 8

Por LEN

e o heródoto

SOBRE SERRA – 9

Por FabioREM

Len, faltou esta que ele deu para ( olha só ) jornalistas da RBS, RBS que é PSDBista até a raiz. Até ali ele

criou climão:

SOBRE SERRA – 10

Por FabioREM

Deste vídeo, ele nao participa, mas os convidados ali sintetizam bem:

Por Emilio GF

Mas, além de tudo o que se falou do Serra – tudo verdade, aliás, – há algo especial nesse homem.

Serra não bate bem da cabeça.

Ele tem delírios. Crê poder enganar todo mundo.

Crê-se dono de um poder capaz de golpes mirabolantes, que só na cabeça de um sociopata torna-se factível.

Tá ruim nas pesquisas? Faz-se de vítima de agressão com uma simples bolinha de papel.

Ou posa de vítima de algum mirabolante golpe da blogosfera.

E, ao invés de ser trazido de volta à realidade, encontra uma Globo, com seu perito a tira-colo, Molina, que o lança mais fundo em seus sonhos de domínio.

Serra faz mal ao Brasil, ao seu partido e a si mesmo.

Alguém de seu relacionamento particular poderia sugerir que ele inicie um tratamento psiquiatrico?


SOBRE SERRA – 11


Por Jotavê

Já defendi o Serra. Eu o defendia pela postura que ele manteve ao longo do governo Fernando Henrique, onde fazia OPOSIÇÃO, é bom que nos lembremos, à política econômica de Pedro Malan, seguida à risca, depois, por Antônio Palocci. Achava que ele poderia significar uma guinada à ESQUERDA na política econômica do governo Lula, caso MANTIVESSE o compromisso com os investimentos sociais e com a política de distribuição direta de renda. Deixei de apoiá-lo ao longo do governo Dilma Rousseff por vários motivos. Em primeiro lugar, porque a própria Dilma submeteu a política econômica de Lula a uma revisão radical, enfrentando o setor bancário, por exemplo, e dando reconhecimento oficial à importância de se temperar redistribuição de renda com investimento em infraestrutura e modernização da economia. Em segundo lugar, porque o grupo político que dá apoio a José Serra sempre demonstrou má vontade para com as políticas de redistribuição direta, afirmando que ela é economicamente contraproducente, gerando desperdício e (cúmulo dos cúmulos num país como o Brasil!!!) indolência e acomodação à miséria. Por mais que o candidato declarasse que era favorável à manutenção desses programas, ficou claro para mim que essa não era a posição majoritária no grupo que o apóia, e que, independentemente do que José Serra pudesse individualmente pensar a respeito disso, programas como o Bolsa Família corriam um sério risco de serem severamente reduzidos ou mesmo desmontados caso José Serra chegasse ao poder.

Nenhum desses motivos, entretanto, foi tão decisivo em minha mudança de postura quanto a TRUCULÊNCIA de Serra no trato com a oposição e com a imprensa de maneira geral. Acho absolutamente normal que um entrevistado responda a uma pergunta dura de maneira igualmente dura. Mas que se mantenha no nível dos argumentos. Serra invariavelmente bate abaixo da linha de cintura. Desqualifica o JORNALISTA, e não a pergunta ou o argumento. Insinuou, no caso da Márcia Peltier (!!!) que ela estaria agindo como porta-voz de um partido político. Fez o mesmo com Heródoto Barbeiro. Agora, atacando blogs independentes como este, que leio e no qual colaboro desde os primeiros dias, no qual sempre pude expressar minhas opiniões com a mais absoluta liberdade, ele excede todos os limites da indecência. O que faz um blog ser “independente”, na opinião de José Serra? O fato de estar hospedado no site da revista de maior circulação no país, escudado por um departamento jurídico capaz de enfrentar grandes corporações de igual para igual? Isso é ser independente? Seguir à risca a linha editorial ditada por um patrão interessado em se firmar como player privilegiado do jogo político brasileiro? Sei lá quem anuncia na revista Veja e nos blogs hospedados por ela (alguns deles, diga-se de passagem, absolutamente dignos e honestos). Só sei que dou graças a Deus que haja anúncios sustentando blogs como o do Nassif e revistas como a Carta Capital, de quem discordo muitas vezes, mas onde encontro um dos raíssimos contrapontos disponíveis à falsa unanimidade criada pela grande imprensa em torno de determinados assuntos. Não fosse por esses espaços alternativos, a resultante da imprensa brasileira atual seria, em sua essência, stalinista, com um único ponto de vista sendo martelado por todos os grandes veículos de comunicação sem nenhuma nota dissonante suficientemente audível para ser levada em consideração. Por que investir com tamanha truculência contra a imprensa alternativa da internet? Como pedir apoio de qualquer pessoa que não faça parte de sua claque, depois de tomar uma atitude como esta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja também um agente vigilante da Serra da Cantareira.DENUNCIE MAUS TRATOS CONTRA A NATUREZA

Arquivo do blog