quarta-feira, 28 de março de 2012

SAÚDE PRECÁRIA EM SP: Paciente espera há 1 mês por cirurgias em hospital

Rafael Italiani e Léo Pinheiro
do Agora
Com a perna direita fraturada e apoiada sobre um equipamento improvisado, o pedreiro Demerson de Oliveira Lima, 21 anos, espera há um mês por duas cirurgias no Hospital Municipal do Campo Limpo (zona sul de São Paulo). Um saco com potes de soro mantém sua perna estabilizada. Ele também está com o maxilar quebrado.
Lima está internado na unidade de saúde desde o dia 25 de fevereiro, após sofrer um acidente de moto ao voltar do trabalho. Na ocasião, passou por uma operação de emergência para retirar o baço. As fraturas seriam corrigidas posteriormente.
Segundo o paciente e sua família, as duas cirurgias--na perna e no maxilar-- não foram feitas até agora porque não há equipamentos e materiais necessários. "Me jogaram aqui. Estou me sentindo abandonado", disse.
Resposta
A Secretaria Municipal da Saúde disse que as cirurgias no pedreiro Demerson de Oliveira Lima estão programadas para a próxima semana.
A pasta não informou a data dos procedimentos, e disse que ele foi internado em estado "gravíssimo".
Sobre a transferência para outra unidade, a nota diz que ela não é "realizada sem que o quadro de saúde do paciente esteja estabilizado".
A pasta também afirmou que o banho é diário em seu leito e que, hoje, uma equipe médica irá conversar com a família do paciente para "explicar em detalhes" seu quadro.
"Em nenhum hospital nosso faltou qualquer material de urgência e emergência para qualquer procedimento seja ortopédico, seja neurocirúrgico, seja cirurgia geral", disse ontem Flavia Terzian, superintendente da Autarquia Hospitalar Municipal, responsável pelo hospital.
  • Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora nesta quarta, 28 de março, nas bancas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja também um agente vigilante da Serra da Cantareira.DENUNCIE MAUS TRATOS CONTRA A NATUREZA

Arquivo do blog