terça-feira, 13 de março de 2012

Pontes e viadutos põem em risco pedestres e motoristas em SP

Folha de S.Paulo
A queda de parte da estrutura da ponte do Morumbi (zona oeste), ocorrida sábado na marginal Pinheiros, acendeu de novo o alerta para as más condições das pontes e viadutos na cidade.
Dez dias atrás, incidente parecido deixou cinco feridos na avenida 23 de Maio. A reportagem percorreu pontes e viadutos de diferentes regiões da capital paulista acompanhada por engenheiros.
De dez estruturas visitadas, nove apresentam problemas. Apenas uma ponte --a do Limão, reforma em 2009-- não oferecia nenhum risco.
Os problemas mais comuns são infiltrações, falhas nas juntas e baixa altura para passagem de caminhões, o que favorece colisões que podem abalar a estrutura.
Na ponte do Morumbi, onde a queda de uma placa de concreto assustou motoristas e interditou parte da marginal Pinheiros no final de semana, há várias marcas do choque dos caminhões.
O teto tem manchas esbranquiçadas, que revelam problemas no escoamento de água.
O alerta já havia sido acionado em 2007, quando um termo de compromisso assinado pela prefeitura com o Ministério Público para que 68 pontes e viadutos fossem reformadas num prazo de dez anos. Passados cinco anos, 18 foram reformados, diz a Promotoria.
O incidente no Morumbi ocorreu quase no mesmo momento em que o prefeito Gilberto Kassab (PSD) visitava as obras no viaduto Pompeia (zona oeste), que teve a estrutura danificada após um incêndio em 9 de janeiro.
Resposta
A Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras) disse que está fazendo vistorias periódicas nas pontes e viadutos da cidade.
Segundo a pasta, "não há nenhuma ponte com risco estrutural em São Paulo".
A pasta diz ainda que a placa de concreto que caiu da ponte do Morumbi não pertencia à parte estrutural e que vistorias realizadas no local não apontaram novos riscos de desabamento.
Em nota, a secretaria disse que está em etapa de contratação de serviços de inspeção para verificar o estado atual das pontes e viadutos --o primeiro após o TAC firmado com a Promotoria.
O objetivo é classificar a estrutura pela situação em que elas se encontram e a necessidade de priorização das obras.
Kassab estuda pedir ao Ministério Público uma ampliação do prazo para reformar os viadutos.
Ele disse que investirá mais nas obras de viadutos caso consiga renegociar a dívida do município com a União só em 2011 foram gastos R$ 3 bilhões em pagamentos.
Há um outro compromisso firmado por Kassab. Em seu plano de metas, ele prometeu reformar 30 pontes e viadutos (18 também estão na lista da Promotoria).
Desse compromisso, o prefeito reformou apenas nove.

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