segunda-feira, 19 de março de 2012

Com centrais lotadas, coleta seletiva atrasa e tem falhas

19/03/2012
Com centrais lotadas, coleta seletiva atrasa e tem falhas
Tatiana Santiago
do Agora

Se você faz sua parte e separa o lixo do material reciclável, saiba que as duas concessionárias responsáveis pela coleta seletiva na capital, a Ecourbis e a Loga, não têm cumprido as regras determinadas pela prefeitura para a realização do serviço.

Caminhões têm deixado de coletar resíduos, ignoram os horários indicados nos próprios sites das empresas ou levam o material para lugares impróprios, inclusive para aterros sanitários.

Na última terça, um caminhão da Loga deveria ter passado às 10h10 por trecho da avenida Nova Cantareira, em Santana (zona norte), mas não foi visto pelos moradores.

A reportagem permaneceu no local por nove horas e não viu o veículo.

No dia 7, o Agora acompanhou um caminhão da Ecourbis, que fazia trajeto na Vila Mariana (zona sul).

O veículo, que deveria passar pela rua Vergueiro entre as ruas João Luís Vives e Itaprias às 9h05, só apareceu três horas após o previsto.

Após a coleta, o veículo não foi para central de reciclagem, mas para o aterro sanitário e central de transbordo Santo Amaro às 13h40.

A reportagem não viu o caminhão sair do local até as 19h.

Resposta

As concessionárias afirmam que não descartam material reciclável em aterros.

A Loga disse que o caminhão que deveria passar às 10h10 da última terça pela avenida Nova Cantareira passou uma hora antes.

A empresa espera a aprovação de licenciamento para uma central com capacidade de 10 toneladas/dia, com conclusão prevista até setembro.

A Ecourbis diz estar convicta que a cidade deve intensificar o programa de recicláveis construindo mais centrais, pois muitas operam no limite da capacidade e que a situação será normalizada quando o serviço for ampliado.

Uma nova central será construída na zona sul. Porém, a empresa não respondeu a razão de descumprir determinação da prefeitura e encaminhar resíduos diretamente às centrais cadastradas e nem porque um caminhão não coletou o lixo.

Resposta 2

A Secretaria de Serviços afirma que o contrato de concessão da coleta de lixo determina que as concessionárias recolham resíduos recicláveis das regiões pré-aprovadas e encaminhe para as centrais de triagem ou aos núcleos de reciclagem autorizados, após o procedimento de pesagem feito no transbordo mais próximo ao local da coleta.

No entanto, a pasta diz que a empresa Ecourbis agiu de forma errada, pois primeiro deveria ter procurado um das 21 centrais conveniadas da prefeitura e depois, em caso de impossibilidade, descartar o material em um dos 33 locais cadastrados.

O roteiro dos veículos mencionados na reportagem será apurado e as empresas serão multadas pelas falhas por desrespeito contratual.

Quatro centrais de triagem estão em implantação e oito áreas devem ser desapropriadas para a instalação de centrais.

Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora nesta segunda, 19 de março, nas bancas
Assine o Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja também um agente vigilante da Serra da Cantareira.DENUNCIE MAUS TRATOS CONTRA A NATUREZA

Arquivo do blog