segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

‘Ele foi agredido porque era negro’

Fonte Carta Capital


Um estudante da Universidade de São Paulo foi agredido por um Policial Militar sem identificação, segundo testemunhas que gravaram um vídeo que circula na internet nesta segunda-feira 9. O vídeo foi gravado no espaço de vivência do Diretório Central dos Estudantes (DCE), fechado para reformas desde 2005 e utilizado por alunos.
Momento em que policial agride estudante. Foto: reprodução de vídeo/YouTube
No vídeo, o policial, depois de arrastar o estudante pelo espaço, aponta a arma para ele. Segundo depoimento de estudante, a Guarda Universitária chegou para lacrar o local. Os alunos que estavam no espaço questionaram a Guarda. Pouco depois, dois membros da Polícia Militar chegaram ao local para lacrá-lo. Alunos realizaram e tenaram negociar com um tenente não identificado. Eles divergiram sobre a necessidade de se fechar o espaço. A conversa parecia pacífica até que um rapaz negro resolveu entrar na discussão. No vídeo, não é possível ouvir o que ele disse, mas a reação do tenente é clara. O vídeo mostra o PM questionado se o rapaz era, de fato, estudante da universidade. A abordagem foi feita a tapas, que podem ser ouvidos na gravação. O estudante foi identificado como Nicolas Barreto, aluno do curso de Ciências da Natureza, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).
“O policial agarrou pelo colarinho do garoto, o arrastou e quando viu que ele tinha carteirinha, saiu de perto, nervoso, e começou a falar no celular”, diz uma estudante que presenciou o episódio. Ela pediu para não ser identificada. “Foi claro que ele foi agredido porque era negro”, diz.
Segundo ela, cerca de 40 minutos mais tarde, uma estudante do curso de Letras apareceu no local com uma máquina fotográfica. Novamente, o policial agarrou a mulher pelo braço. Segundo o estudante, pouco depois, alguns funcionários chegaram ao local e questionaram a atitude da Guarda Universitária, que, segundo ela, não se manifestou em todo o episódio.
Mesmo com incidente, o espaço foi lacrado por funcionários, com a presença da Polícia Militar durante todo tempo. A Polícia Militar chamou coletiva de imprensa para tarde dessa segunda-feira para esclarecer o caso.
Veja vídeos aqui aqui.

Um comentário:

  1. O motivo disso tudo é a nova Privataria em SP alhem aqui http://maureliomello.blogspot.com/2012/01/para-entender-tomada-da-cracolandia.html

    ResponderExcluir

Seja também um agente vigilante da Serra da Cantareira.DENUNCIE MAUS TRATOS CONTRA A NATUREZA

Arquivo do blog