sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Falando em Horto Florestal, lembraimos que em SP também não temos Saneamento básico, como na Bahia, Pernambuco, Minas, Paraná, rj...

Lago das capivaras/ Horto Florestal/ out 2010
Após décadas ter ficado oculto o fato de os  esgototamentos sanitários do bairro da Pedra Branca, Itatinga e Vila Santos, correr uma parte a céu aberto e, outra em rede coletora, sem tratamento aos lagos do parque Alberto Loefgren conhecido Horto Florestal de São Paulo, a diretoria geral do Instituto Florestal, órgão da SMA Secretaria do Meio Ambiente de SP, finalmente admitiu problemas na rede coletora da  e na estação de tratamento de esgotos (feita só pra testes) do parque.


O fato só foi admitido após bombástico vídeo publicado no youtube, da comunidade ‘’Preserve Já’’ em protesto contra os maus tratos aos animais no parque Horto Florestal.

E não era para menos que dirigentes do Instituto Florestal tomassem logo atitude após fortes e contundentes denuncias feitas á ouvidoria do estado de irregularidades que vem ocorrendo há décadas neste parque.

Desta vez foram três as denúncias de vídeorepórteres amadores que serviram de estopim para que medidas fossem tomadas no plano de manejo do parque Alberto Loefregn, que ainda esta para ser implantado.


A boa noticia e a novidade é que desta vez a contundência nas denuncias não se deram por reportagens feita pela rede globo, bandeirantes, sbt, cbn, gazeta da zona norte, folha, estadão ou os jornalecos de bairro que divulgam eventos no parque, mas sim por meio de vídeos comuns, filmados, editados e postados por pessoas comuns em canais gratuitos via Internet, no caso no canal youtube.

Uma das denuncias foi à publicação do vídeo ‘’ visitante denuncia esgoto a céu aberto no horto florestal’’da visitante Maria Luisa Scioli, moradora do Jardim Pery da ''Comunidade Preserve já''.



Luisa, uma das denunciantes, conta que como seus a traziam ao parque quando criança, traz suas crianças nos fins de semana no Horto para se divertirem nos brinquedos do parquinho infantil. _Meus pais todo fim de semana me traziam com meus irmãos no Horto, e já naquela época nos alertavam que a água era 100% poluída, então, sempre eu soube de velha das limitações do parque em questões de higiene, e evito o máximo deixar que meus filhos também brinquem em certos lugares onde há vazamentos de esgoto, preferindo alternativamente locais altos onde não fica encharcado, mas no domingo que gravei o vídeo a situação estava deplorável, uma vergonha, um caso de policia, um descaso dos administradores do Horto para com a população, quando cheguei o terreno onde ficam os brinquedos infantis e os equipamentos de ginástica estava todinho tomado por corredeiras de esgoto a céu aberto. Assim, peguei a minha câmera e filmei tudo, depois postei no youtube e mandei para o governador e para o secretário do meio ambiente, e deu no que deu.


Robison Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja também um agente vigilante da Serra da Cantareira.DENUNCIE MAUS TRATOS CONTRA A NATUREZA