sábado, 6 de março de 2010

Reunião define grupo de conselheiros do Conselho Consultivo do Horto Florestal - SP

Reuniu-se na nesta quinta-feira (04) de março no setor de Biosferas do Instituto Florestal (SP) o grupo de representantes escolhidos para a elaboração e aprovação do Conselho Consultivo do Parque Estadual Alberto Loefgren, conhecido Horto Florestal.

O objetivo foi selecionar os representantes que integrarão o grupo de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais voltadas para a melhor gestão do parque.

Estiveram presentes nesta 1ª reunião.
Diretora do Horto Florestal, Ana Lucia Arromba( que presidirá o conselho), funcionários da Fundação Florestal e Instituto Florestal, representantes das subprefeituras -Tremembé, Santana Tucuruvi e Casa Verde/Cachoeirinha, Policia Militar e Ambiental, Bombeiros do 2° Grupamento do setor norte, Associação Amigos do Horto, Comunidade Guarani do Jd Pery, Conselho Comunitário da Zona Norte, Obras Sociais Santa Cruz, Lions Clube, e da imprensa, Gazeta Zona Norte, ZN na linha, Repórter Peri, e o nosso portal Jardimpery.com.
Após a leitura do decreto, na presença de todos iniciou a indicação do quadro de membros á participar do conselho. Faltaram nesta reunião representates dos bairros: Pedra Branca, Lauzanne e Vila Amélia.

O evento de posse do 'Conselho Consultivo esta marcado para o dia 17/03 - quarta-feira, às 10:00h, no Salão Estação Vida, interior do Horto Florestal, a festa conta com a presença do secretário do meio Ambiente Xico Graziano que entregará os certificados aos membros escolhidos do conselho. O evento contará também as presenças de representantes das diretorias do Instituto Florestal, Fudação Florestal e imprensa. Existe uma espectativa do secretário anunciar além do inicio da revitalizção do parque Horto Florestal entre outras melhorias, a instalação de mais outros dois parques no entorno da Serra da Cantareira.


O parque foi criado pelo Decreto 335 de 10 de fevereiro de 1896 por iniciativa do botânico sueco da Comissão Geográfica e Geológica do Estado, Albert Löfgren. O Horto Florestal, além de parque urbano( de uso ao público) é também considerado '' Unidade de Conservação Ambiental do estado''. Apesar da exuberância na vegetação e da arquitetura antiga em alguns pavimentos antigos, o parque há tempos vem perdendo a autendidade original desde a sua fundação.Os diversos problemas que ao longo do tempo desencadearam uma depredação em vários aspectos, tendo como reclamação maior a ocorrência de esgotos clandestinos que ainda ocorrem para dentro do parque. O parque é pequeno se comparado á massa frequentadora que o busca como lazer.

Entrevistei alguns frequentadores do parque:
_Este parque é o único espaço público que nós, população, temos como área verde e de lazer na nossa região,mas o grande problema é que fica pequeno pra tanta gente, precisamos de mais parques como este. Sugere Leonardo Pires, outros visitantes reclamam a falta de investimentos. Mauricio Eduardo, visitante, 45 anos, nos lembra dos tempos que havia ciclovia no parque_ É uma pena que não se invistam em infra-estrutura aqui no horto como em outros parques da capital, mas sim, diminuido os espaços de lazer, por exemplo, antigamente tinha até ciclovia, mas tiraram, que devia voltar também ao parque como alternativa de laze...

''A integração da sociedade civil é indiscutivelmente importante na elaboração do plano de manejo seja para uma cidade, seja para o parque. Penso que, o melhor uso dos espaço públicos é aquele que atenda a todos, de forma equitativamemte e com qualidade, mas. sem perca a garantia da sua preservação natural ás futuras gerações. ''
Dentro dessa linha de pensamento a equipe do portal ''jardimpery.com e seus responsaveis'' torna-se membro representativo do conselho, e todas as informações, de acordo com que forem surgindo o portal as trarão.


Importante espaço de lazer e cultura, o parque ocupa uma área de 174 alqueires, com uma rica e diversificada composição arbórea de espécies nativas e exóticas.
Com seus 114 anos de história o parque sofre intenso impacto ambiental, problemas ameaçam sua preservação.
O tão esperado plano de manejo á ser implantado no Horto Florestal é uma discussão antiga e esperada, vamos ver agora se virão as melhorias.... Explica Rubens da comunidade Guarani. .

Essas e outras questões devem ser trabalhadas pelo conselho e seus parceiros, espero que, com certeza devam ser levantadas nas próximas reuniões para que o Conselho Consultivo, enquanto espaço de participação social das entidades da região tenha um posicionamento responsável em relação a esta problemática de extrema relevância.

Conselho
A criação do Conselho Consultivo é estabelecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) para a implantação de uma gestão integrada e compartilhada entre os órgãos ambientais das esferas federal, estadual e municipal responsáveis pelas unidades de conservação visando contribuir para o planejamento de ações, manutenção e gerenciamento da unidade.

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, a palavra manejo pode ter vários significados. Um deles é "gestão do ambiente e de seus recursos, de modo que seu uso possa ser constante, sem redução num futuro indefinido". Considerando essa definição, um plano de manejo pode ser entendido como uma espécie de "plano diretor", com as diretrizes para a melhor administração de uma área e um importante instrumento de gerenciamento.
Ficou estabelecida a data para a nomeação dos membros do conselho, a ser realizada no dia 17/03/2010, no salão’’ Estação Vida’’ Horto Florestal, ao lado do campo de futebol.
Esta confirmada a presença do secretário do meio ambiente Xico Graziano, ele virá pessoalmente nomear os conselheiros indicados.

O portal jardimpery.com, esta junto na elaboração e adequação do plano de manejo do Horto Florestal.









TEXTO: Maria Luisa Scioli
Foto acervo: ®jjardimpery.com/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja também um agente vigilante da Serra da Cantareira.DENUNCIE MAUS TRATOS CONTRA A NATUREZA