quarta-feira, 3 de março de 2010

LEMBRANÇAS DA BIQUINHA DA RUA INDIO PERI, NO JARDIM PERY

Um breve relato sobre a mais antiga das biquinhas deste bairro, que por um tempo serviu de fonte de abastecimento de água limpa.
Aqui inicio um registro da memória viva de uma das importantes ''bicas de água'' que por décadas serviram de fonte abastecedora de água limpa ás comunidades do Jardim Peri e circunvizinhança; falo da ''Biquinha da Rua Índio Peri''.

Que Saudades da biquinha do Pery.!!!!!


Infelismente, apesar, de ainda existir, seu estado de conservação é putrefato, com aspecto tão precário quanto ao asseio de um banheiro público. Uma situação deplorável como demonstra a foto ao lado, tomada em outubro de 2009.

Deixaram deteriorar-se uma fonte tão importante, misturar esgoto a água mineral por falta de conscientização ambiental do estado que não preserva seus patrimônios públicos e ambientais, e da população que pouco ou quase nada se preocupa nem se manifesta.
A começar pela calçada danificada, e, infiltrações da sarjeta para dentro da bica, o cano rente ao chão dificultando a coleta de água o relaxo da conservação da ''Biquinha'' demonstra a atual falta de respeito contra a natureza.

Era na ''Biquinha'', localizada na Rua Índio Peri, que a população pioneira do bairro abastecia-se de água limpa para beber e cozer, isso até meados de 1970.Quando nos terrenos acima da bica começaram as construções habitadas, os lançamentos de esgoto deixavam duvidosa a qualidade da água, e assim a bica foi sendo abandonada e esquecida, e os moradores, buscar água na bica do Arboreto Vila Amália, ou no Horto Florestal, apesar de longe, mas com a garantia de água limpa.

No estado de conservação que se encontra denotam a falta de ética e a despreocupação dos setores urbanísticos e do patrimônio Histórico da prefeitura e do estado que muito pessimamente zelam pela sua preservação e manutenção, mas também há ainda populares que ou nada fazem para cuidar ou ainda colaboram no desmantelamento,despejando lixo ou se utilizando da nascente para fins não convincentes ao uso e o hábito comum.

"Antigamente, quando o bairro não dispunha água encana, era na biquinha que a gente ia buscar água era para uso doméstico, e tanto servia para beber. Lembra Alzira, moradora.

Quem não sem lembra dos tempos antigos dos grandes aglomeros de pessoas enchendo garrafões, baldes, cacimbas e garrafas ou potes um a um de água mineral, ou, das travessias de pessoas caminhando em filas pelas ruas do bairro baldeando água. Lembro-me bem das filas intermináveis de pessoas, famílias inteiras esperando a sua vez para encher suas vasilhas.

Mas tudo tem seu fim, A Municipalidade com sua maquina do crescimento urbano foi chegando e com ela trazendo os abusos do progresso. Em nome da melhoria, devastou o que ainda havia de mata, pavimentou e delimitou as ruas ruas com guias e sarjetas do Jd Pery. Mas para a Bica da Rua Índio Peri o que foi feito? NADA!!!!
Quais serviços pela preservação da bica foram executados?Nenhuma!!!!!!
O que sei é que com o tempo, a água pura, límpida e cristalina que nascia e corria naturalmente, passou a ser considerada bacteriologicamente nociva (não potável) e, como tal, condenada para uso público.


Esta bica, com a chegada do progresso foi sendo aos poucos abandonada e caiu em total esquecimento.
Atualmente, não serve mais como fonte de abastecimento, sendo ainda utilizada somente por moradores de rua ou por pessoas que ainda se utilizam da fonte para refrescar-se e tomar banhos nos períodos quentes de verão. Mas ainda existem os que se arrisquem até mesmo bebendo da água na ponta da bica.Populares que moram perto da bica afirmam que há os que vem lavar o carro na bica.

Nos terrenos laterais onde compreendem-se as nascentes da bica, hoje estão todos ocupados com vastas moradias e super habitadas. Os esgotamentos sanitários comprometem a pureza da água levando o risco de contaminação.

Não há parecer nem técnico nem estrutural dos setores do estado ou da prefeitura para a manutenção a da Bica i: De acordo com as regras de preservação de patrimônios históricos da cidade, esta bica não possui nenhuma característica que legitime ser considerada patrimônio histórico, por isso impossível de ser tombada. Ela Não tem estrutura e nem aspecto de um monumento, mas a água esta lá, corre sem parar.

Analiso que, talvez a bica da Rua Índio Peri, não tenha mesmo nada a ser considerado como um patrimônio a ser tombado, mas será que do ponto vista da escassez desse bem tão necessário e vital para a humanidade, a água potável, não deveriam ao menos respeitá-la por ter sido ela fonte servidora de água potável á toda uma população até a poluírem no crescimento do bairro sem planejamento?. Será que é impossível edificar-se ali uma construção digna?

Se não há o que considerar como patrimônio porque ali não se ergue então o primeiro dos patrimônios históricos do Jardim Peri.......
Em suma, só digo tudo isso, por ter ali passado e visto a situação deplorável do que considero um descaso dos setores públicos com a nossa antiga biquinha.




Robinson Dias




Um comentário:

  1. Incrível seu relato sobre as pessoas baldeando água. Isso acontecia em muitos bairros, e os cursos d'água são soterrados e/ou canalizados para o esgoto. A Biquinha Índio Pery sobrevive à tudo.

    ResponderExcluir

Seja também um agente vigilante da Serra da Cantareira.DENUNCIE MAUS TRATOS CONTRA A NATUREZA