terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Denuncia de esgoto no Horto Florestal interdita o parque infantil

Após décadas ter ficado oculto o fato de o esgoto do bairro da Pedra Branca correr uma parte a céu aberto e outra em rede coletora ( geralmente quebrada e obstruida) transbordando esgotos pelo interior do Alberto Loefgren conhecido Horto Florestal de São Paulo, a diretoria geral do Instituto Florestal, órgão da SMA Secretaria do Meio Ambiente do estado, finalmente se manifesta e admite problemas na rede coletora da SABESP e na estação de tratamento de esgotos( que foi feita só pra testes) do parque.

_O fato só foi admitido após ter sido denunciado no bombástico vídeo publicado no youtube, produzido pela comunidade ‘’Preserve Já’’ de ambientalistas e ativistas da região que eu também pertenço. Foi um protesto contra a ingerência e o abuso na administração deste parque da capital paulista que só cuida das aparências. Reclama Luisa Scioli, membro atuante do Preserve Já.

A redação do jardimpery.com, também acompanha de perto os percalços na manutenção do Horto Florestal. O parque apesar de parecer limpo pelo aspecto visual de flora, tem uma situação precária de higiene qual lamentamos. Não é de surpreender que dirigentes do Instituto Florestal após veiculação do vídeo tomassem alguma atitude. As iamagens são fortes e contundentes, comprovam a falta de investimentos da institução para com o zelo e a preservação irregularidades que já vem ocorrendo há décadas no Horto Florestal.

Desta vez, em menos de dois meses foram três denúncias levantadas por cidadãos comuns o estopim para que medidas fossem tomadas no plano de manejo á ser implantado , mas que aind esta em projeto neste parque que também é considerado uma Unidade de Conservação..


A mesma imprensa '' que publica agora fingimento e preocupação ambiental não mostrava a poluição dos lagos no Horto Florestal.

Desta vez, a contundência na propagação das denuncias não se deram por reportagens espetaculosas produzidas pela rede globo, bandeirantes, sbt, cbn, gazeta da zona norte, folha, estadão ou os jornalecos de bairro que divulgam eventos no parque e muito menos da direção do parque e instituições, ong´s, associações e oscips, mas sim por meio de dois vídeos comuns, filmados, editados, legendados e postados por pessoas comuns em canais gratuitos via Internet, no caso no canal youtube.
Uma das denuncias foi à publicação do vídeo ‘’ visitante denuncia esgoto a céu aberto no horto florestal’’da visitante Maria Luisa Scioli, moradora do Jardim Pery da ''Comunidade Preserve já''.

Luisa, uma das denunciantes conta que como seus pais faziam quando ela era criança, traz nos fins de semana suas crianças no Horto para se divertirem nos brinquedos do parquinho infantil. _Meus pais todo fim de semana me traziam com meus irmãos no Horto, e já naquela época nos alertavam que a água era 100% poluída, então, sempre eu soube de velha das limitações do parque em questões de higiene, e evito o máximo deixar que brinquem em certos lugares onde há vazamentos de esgoto, preferindo alternativamente locais altos onde não fica encharcado, mas no domingo que gravei o vídeo a situação estava deplorável, uma vergonha, um caso de policia, um descaso dos administradores do Horto para com a população, quando cheguei o terreno onde ficam os brinquedos infantis e os equipamentos de ginástica estava todinho tomado por corredeiras de esgoto a céu aberto. Assim, peguei a minha câmera e filmei tudo, depois postei no youtube e mandei para o governador e para o secretário do meio ambiente, e deu no que deu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja também um agente vigilante da Serra da Cantareira.DENUNCIE MAUS TRATOS CONTRA A NATUREZA