quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

JARDIM PERY: LIXO EM PONTOS VICIADOS É PARTE INTEGRANTE NA PAISAGEM DO BAIRRO.

Por Robinson Dias

De um ano para cá os lixões clandestinos e a céu aberto continuam crescentes por vários pontos espalhados da capital paulista, e aqui na zona norte, especialmente no bairro Jardim Pery a situação não é diferente.
Entulhos e todo tipo de restos de materiais de construção, móveis velhos e galhos de árvores, entre outras coisas como restos de comida e até animais mortos aos poucos vão se integrando a paisagem natural do bairro, deixando ruas com um aspecto visual degradante.

Na semana passada fotografei 16 pontos de desova de lixo, no Jd Pery e imediações.

Mesmo com a coleta domiciliar feita regularmente, muitos moradores insistem ainda, deseducadamente, em desfazer se do lixo em horários e locais inapropriados, reclama o morador Leonardo Dias, _Aqui nesta esquina a pilha de lixo é diária, tem morador que vem de outra rua por lixo na calçada, do lado do ponto de onibus, em frente á agência bancária, tem até um gato morto ai hoje.
Enquanto forografava o mau cheiro insuportável exalava fortemente. ''A prefeitura, bem que tem um pouco de culpa também, porque além deles demorarem a recolher o lixo, dando exemplo, devia fiscalizar isso e multar esses porcões que despéjam lixo na rua Enfatiza Leonardo.

Na foto acima, vemos o contraste entre: a fachada da agencia bancária Bradesco ''recém inaugurada na avenida central do bairro, com uma pilha de entulho, resíduos domésticos e até um coxão tomando conta da passagem.

Na foto ao lado, vemos uma imagem que permanece há mais de 30 dias. Lixo e entulhos na calçada do colégio Estadual Rita Bicudo Pereira , mesma avenida, também transformada em mais um ''ponto viciado'' onde moradores fazem desovas periodicamante.
O local é de grande fluxo de automóveis, dobrando o risco de atropelamentos. Com as volta as aulas o perigo torna-se maior para os alunos desta escola, pois o lixo fica quase em frente á entrada principal. Os alunos são obrigados a transitar no meio fio. Cosultamos a direção da escola que não se manifestou sobre o problema.

Aliado á irresponsabilidade de alguns moradores, há ainda a ação dos carroceiros, que jogam entulhos e outros tipos de lixos em locais inapropriados.

Moradores locais informam que por falta de alertar a prefeitura do problema não é, eles afirmam já ter feito diversos pedidos á subprefeitura, mas o problema continua, _ Alguns moradores próximos viciaram em por suas suas sacolinhas de lixo nesse ponto, com o tempo moradores de outras ruas passaram a fazer o mesmo, agora vem até gente de carro e caminhões despejar lixo e tai como esta. Reclama indgnado Antonio de Freiras, comerciante há mais de 30 anos no bairro.
Sua esposa, também indgnada conversa com a nossa equipe _ o lixo vai se acumulando, fica ai por semanas até que alguém venha e ponha fogo, complicando mais a situação, quem vem de longe pensa que a culpa é de nós moradores daqui, mas o que podemos fazer? já reclamamos ao 156 e á direção da escola, ligamos para a subprefeitura mais de uma vez, mas não dão nem resposta.. ....''olha lá as marcas no muro da escola, até a coitada da árvore acaba sendo agredida, é um absurdo, já não não sabemos mais a quem recorrer, a subprefeitura não nos dá nem atenção, ligamos no 156 e nada é feito.


NO JARDIM PERY O LIXO AOS POUCOS VAI SE INCORPORANDO Á PAISAGEM NATURAL DO BAIRRO.

Abaixo enumeramos imagens de alguns pontos viciados que flagramos com a nossa câmera.

Da esqerda para a direita:
1ª) Esquina da Av. Santa Inês com a Pery Ronchetti
2ª) Esquina da Pery Ronchetti com Rua Senador Lameira Bittencourt
3º) Monteiro de Camargo
4ª) Edgar Salles - portão da escola Rita Bicudo

5ª) Esquina da Rua Edgar Sales com a Monteiro de Camargo
6ª)Esquina da Av. Mariana C. Ronchetti



Enquanto caminhamos pelo bairro, a nossa equipe de reportagem constatou o acúmulo de mais de 15 "pontos viciados". Ou seja, locais proibidos para o descarte, mas que a população acostumou-se a utlilizá-los como pontos de descartes para seus lixos produzidos. Uma ação equivocada e contrária aos direitos do cidadão.
Jogar lixo na porta alheia caracterza-se crime ambiental e um atentado ao pudor e desacato á ordem pública.

SEJA CIDADÃO CONSCIENTE, JOGUE O SEU LIXO NO LIXO, EM HORÁRIO E LOCAL DETERMINADO
Para fazer a sua reclamãção, ou denunciar casos como este problema acesse o portal da prefeitura:
PREFEITURA 156



Quer ler mais sobre este problema?

JD PERY: Lixo vira problema de saúde pública em bairro da capital.


LIXO EM LOCAL IMPRÓPRIO: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

LIXO NA RUA ANTONIO DIAS DA SILVA: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA.

Texto Robinson Dias
Fotos: Robinson Dias e Helenna Scioli

8 comentários:

  1. Como morador, editor do PERYNEWES e criador do portal jardimpery.com, tenho a dizer que:

    Culpar apenas a população pelo despejop ilegal de lixo nos bairros da cidade, é no minimo um tiro no pé, ou, e uma discriminação.

    Pergunto:

    Cadê os eco pontos e as áreas de tyransbordo, que poderiam sevir para o descarte de lixo e entulho, como existem em outras regiões?, geralmente nos bairros considerados de classe média alta.

    O Jardim Pery, há décadas necessita de uma área de transbordo.


    Robinson Dias

    ResponderExcluir
  2. Em que lugar seria melhor instalada uma área de transbordo? E se fosse feito um ecoponto na área, onde poderia ser? Funcionaria? Pois com caminhão de lixo na porta o povo acha melhor jogar no rio...
    É complicado

    ResponderExcluir
  3. Eco ponto não tem nada haver com caçamba.

    ResponderExcluir
  4. algum reporte do portal do nosso bairro perynews poderia visitar tambem o jardim antartica que faz parte do pery tambem? SAO PAULO NAO SUPORTA MAIS COLETAS DIA SIM DIA NAO SO A PREFEITURA NAO VE NA RUA GINALDO WILLIS GALDINO PERTO DO CAMPINHO ESTA DANDO NOJO A COMUNIDADE ESTA SOFRENDO COM ISSO

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida a sub-prefeitura da casa verde-vn cachoeirinha tem conhecimento que o campinho próximo a Rua Ginaldo Willis Galdino e na Rua Paisagem na Janela, jardim antartica são ponto viciado de lixo e entulho. Enquanto que, a sub- prefeitura não tem dado a devida atenção as reivindicações dos moradores.

    ResponderExcluir
  6. Cara tem que denunciar e prender esses moradores que jogam seus lixos em qualquer lugar é um bando de porco, não tem que por caçamba tem que ter conscientização de cada um. vc que tem que cuidar do lixo que vc produziu o caminhão de lixo passa de porta em porta é sacanagem desses moradores.
    e quem apoia é mais safado

    ResponderExcluir
  7. Coloca o ECO PONTO na sua porta, não tem nada a ver eco ponto , transbordo isso é ridículo

    Tem que transbordar é as favelas e os lixeiros desse bairro

    ResponderExcluir
  8. A idéia de instalar caçamba nas ruas, é mesmo um pensamento muito retrógrado, de gente que pensa que pensa, mas que na verdade estão pensando junto com esses vereadores que só tem poder e verbas pra ações chinfrins e inconvenientes como esta... Eu também JAMAIS ia querer uma caçamba na porta da minha casa e nem na rua onde moro... Sou mais a favor que cada um cumpra a sua parte, sendo cidadão limpo, ético, honesto e consciente, mesmo que só em relação ao meio de se desfazer de seu lixo caseiro........CAÇAMBA É RETROCESSO.

    ResponderExcluir

Seja também um agente vigilante da Serra da Cantareira.DENUNCIE MAUS TRATOS CONTRA A NATUREZA