segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Jardim Pery inaugura Feira de Artesanato na Praça da Paz.

Robinson Dias


Foi inaugurada neste sábado, dia 19 de dezembro de 2009, a 1ª Feira de Artesanato do Jardim Pery. Instalada na recente e revitalizada Praça da Paz, esquina da Rua Condessa Amália Matarazzo com estrada Santa Inês, 4.800, a inauguração teve como abertura, apresentações artísticas e musicais de artistas da comunidade em um pequeno palco cedido pela subprefeitura. A vinda do subprefeito havia sido anunciada para a abertura, mas ele não compareceu.

A feira, já é uma nova referência para o bairro. O espaço é dedicado aos artesãos do bairro e região, para facilitar o comércio dos trabalhos produzidos na comunidade, servindo á moradores do Jardim Pery, Pedra Branca e adjacência, mas, principalmente á grande massa turística que diariamente trafegam pela estrada de Santa Inês sentido cidade de Mairiporã.
A feira atenderá todos os sábados das 8H00 ás 16H00 hs.
Na estréia, 14 barracas foram montadas, mas há espaço para abrigar cerca de mais de 40. As demais serão instaladas futuramente. Informa organizadores.

No conjunto dos trabalhos a feira conta com: Trabalhos em vidro derretido, cachepois e caixas decoradas, biscui, crochê, arte no papel reciclado, plantas ornamentais, marchetaria, e alimentação, entre outras...

Visitantes afirmam ter gostado da idéia e aprovam a iniciativa. ‘’ A Feira de Artesanato do Jardim Pery é mais um instrumento de socialização e planejamento urbano. Ocupação do espaço para apresentar a cultura local e as possibilidades da prática do consumo sustentável e alternativo através do artesanato . Tércio Torres


A criação da feira, que teve como objetivo inicial á revitalização da praça, tem por finalidade incentivar o desenvolvimento de atividades artísticas e artesanais, aos que manifestem neste campo a cultura das comunidades locais, propiciando a inclusão social, gerando renda, além de auxiliar na ocupação ordenada e organizada dos espaços públicos da região. Há algum tempo atrás, cerca de um ano, esta praça vivia cheia de lixo, disse Antonio, morador local, 53 anos.

A realização e a organização da feira é de autoria da Comunidade Nossa Senhora de Aparecida, em parceria com a subprefeitura, através do Programa Ação Família, realizada em conjunto da própria comunidade.
Todos os trabalhos comercializados na Feira são produzidos pelos moradores artesãos autônomos, ou, alunos de cursos de artesanato dos Centros de Atividades Educacionais e Comunitários e Inclusão Social da Comunidade Nossa Senhora de Aparecida. Uma barraca de hortaliças e legumes orgânicos faz parte da feira, é de produtos produzidos na horta comunitária no Jardim Flamingo que é mantida sob os cuidados da comunidade organizadamente.
Caso algum artesão queira participar da Feira, deve procurar a Secretaria do núcleo Nossa Sra. Aparecida na Rua Condessa A. Matarazzo, 455, Jd Pery, que analisará o pedido. A Feira de Artesanato funcionará todos os sábados e domingos, das 8:00 s às 22 horas, na Praça da Paz, na divisa do Jardim Pery com o Bairro Pedra Branca.

VEJA O VÍDEO DA REPORTAGEM PERY NEWS



Texto: Robinson Dias
Fotos: Eitor Bastos
Video reportagem: equipe PERY NEWS web tv
Repórter Jefferson Siqueira
comunidade Flamingo/ Jd Pery
19 de dezembro de 2009

2 comentários:

  1. Muito bacana , tem que divulgar que o nosso bairro tem gente trabalhadeira e talentosa,parabéns pra todos os que se empenharam para que este evento acontecesse e continue acontecendo!
    Obrigada Robínson pela cobertura!

    ResponderExcluir
  2. Robison boa tarde!Preciso falar com você , sou a professora da EMEF Raul de Leoni, email martammello@hotmail.com.Obrigado

    ResponderExcluir

Seja também um agente vigilante da Serra da Cantareira.DENUNCIE MAUS TRATOS CONTRA A NATUREZA