sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Serra da Cantareira: Falta um plano de manejo ambiental

Membros da comunidade ‘’Cantareira te Quero Inteira’’ no site de relacionamento orkut reclamam da sujeira, poluição visual e seus danos causados com propaganda irregular ao longo das estradas.


Robinson Dias


Moradores de bairros da Serra da Cantareira reclamam de muita sujeira encontrada ao longo do caminho que liga a cidade de São Paulo a Mairiporã, seja pela conhecida estrada de Santa Inês, seja Sezefredo Fagundes, ou seja pela sinuosa estrada da Roseira.
Não bastasse os tipos variados de lixo urbano que normalmente é depositado pelo caminho nos acostamentos, desta vez chamam a atenção para o descaso de propaganda irregular. São centenas de placas e plaquetas instaladas nas cercas, postes, barrancos, árvores e arbustos. Igual á auto produção pessoal como mostra a foto á direita, cada um a seu modo vai enfeiando e poluindo visualmente a paisagem, que além de descumprirem a nova regra ‘’Cidade Limpa’’ para com a cidade, também são desonestos com o próprio cidadão comum que não joga lixo, é correto, respeita, recicla e ainda limpa locais onde não sujou..Um descaso total dos sujões e das duas prefeituras, de São Paulo e Mairiporã. Reclamo eu Robinson Dias também..

O internauta Nelson da comunidade desabafa:
  • _Há nove anos morando na Serra da Cantareira, estou simplesmente irritado com o acúmulo de sujeira que estão pendurando em todo o percurso da Serra da Cantareira. Diz Nelson. Ele reclama que falta mobilização de moradores da fiscalização das prefeituras de Mairiporã e da cidade de São Paulo.
    Ninguém se toca. Eles penduram tudo,desde aquelas plaquinhas indesejáveis dos pombinhos que estão se casando e mesmo com o mapa das festas e gps em seus carros fazem questão de colocar o lixo, pois vão para sua lua de mel e nunca mais voltarão para retirar.
    Em qualquer lugar civilizado, empresas são boicotadas quando as mesmas não contribuem para o desenvolvimento sustentável local e a exemplo da cidade limpa de São Paulo é hora de darmos uma basta nisso. Por favor, não prestigiem empresas que tratam nosso ambiente como um grande lixão. Estou disposto inclusive de encabeçar a retirar destas propagandas. comentário editado na íntegra direto da comunidade.
Outro morador e membro da comunidade( Daniel) deixou o seguinte comentário:lo, como seu manifesto.,
_Realmente colocar as placas de propaganda já não é mais permitido por lei, e ainda por cima não tiram.........bom, faço minha parte e arranco tudo que posso.
Nelson concorda com Daniel e agradece pela preocupação também com a questão levantada. É isso aí, atitudes como estas melhoram e muito a nossa Cantareira e sem dúvida torna mais agradável o ambiente.
Nossa Prefeitura infelizmente se exime de todas as responsabilidades, e graças as Associações da Serra, é que ainda vemos uma pequena mobilização para resolução de alguns assuntos.
Não pense vc que o IPTU por aqui é baratinho...muitas vezes supera o valor de muitas regiões e nada de retorno..nem uma simples manutenção ou fiscalização disto.
Agora os Buffets poderiam ao menos orientar seus clientes a não praticarem isto, e será que eles não tem a Serra como um Cartão Postal??? Infelizmente é burrice.
Mas tranquilo...vamos fazendo nossa parte e boicotando estas Empresinhas que mal possuem Alvará de Funcionamento a explorar nossa Serra e nada proporcionarem de retorno para a Comunidade local.

O morador Arnaldo que é o fundador é mediador da comunidade Cantareira te Quero inteira ele comentou.
_Existe um projeto de Lei que irá regulamentar, e certamente vai punir os infratores que cometem este tipo de crime também.

Esta matéria não terminou, continua na próxima oportunidade de acordo com postagens futuras destes e de outros internautas em comunidades do orkut á servirem de informação á quem interessar....


Leia também outras matérias sobre este e outros problemas na Serra da Cantareira.

SUGESTÓES:

Poluição visual em “Estradas Parque"
por
Isabel Raposo



Á redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja também um agente vigilante da Serra da Cantareira.DENUNCIE MAUS TRATOS CONTRA A NATUREZA